terça-feira, 7 de agosto de 2012

Resenha: Informática na Educação no Brasil


Informática na Educação no Brasil

Análise e contextualização histórica

                                                           de José Armando Valente

Introdução

O uso dos computadores na Educação surge quando começaram a ser comercializados os primeiros computadores, na década de 50. Nessa época tinha a função de armazenar informação e transmiti-la ao aprendiz. Era uma máquina de ensinar.
Hoje, a utilização do computador na Educação é muito mais diversificada. O termo “Informática na Educação” refere-se à inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de Educação. Diferente do uso da máquina para adquirir conceitos computacionais, o objetivo aqui é ensinar computação.
Também é muito comum nas escolas, hoje, a utilização do computador em atividades extraclasse, sem mudanças no esquema tradicional de ensino.
A Informática na Educação implica em alteração do esquema de aulas e formação de professores, pois o professor da disciplina deve ser capaz de alternar atividades tradicionais e atividades que incluem computador. No entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar transmitindo a informação para o aluno quanto para criar condições de o aluno construir seu conhecimento.
Quando o computador transmite a informação para o aluno, é apenas uma máquina de ensinar. Quando o aluno usa o computador para construir o conhecimento, o computador passa a ser uma máquina para ser ensinada.  Usar o computador com essa finalidade implica entendê-lo como uma nova maneira de representar o conhecimento, buscando novas idéias e valores. Também requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, assim como rever o papel do professor nesse contexto. A formação desse professor envolve muito mais do que o conhecimento sobre computadores. O preparo desse professor deve propiciar a vivência de uma experiência que contextualiza o conhecimento a ser construído. Assim, o processo de formação deve criar condições para o docente construir conhecimento sobre as técnicas computacionais, entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica.
A implantação da Informática na Educação implica também mudanças na escola. É necessário que todos os segmentos da escola estejam preparados e suportem as mudanças educacionais necessárias.
No Brasil, as políticas de implantação da Informática na escola pública têm sido norteadas na direção da mudança pedagógica. Esses projetos governamentais enfatizam a mudança na escola, embora seus resultados sejam modestos. Isso vem ocorrendo desde 1982, porém essas políticas não são claramente defendidas por todos os educadores brasileiros.

Breve visão histórica da informática na educação no Brasil

1971
·    Seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física – UFSCAR.
·    Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior – Rio de Janeiro.

1973
·  Uso de software de simulação no ensino de Química – UFRJ.
· Desenvolvimento de software SISCAI para avaliação de alunos de pós-graduação em Educação.

1974
·Desenvolvimento de um software tipo CAI, implementado em linguagem BASIC – UNICAMP.

1975
· Primeira visita de Seymor Papert e Marvin Minsky ao Brasil – lançamento das primeiras ideias do LOGO.

1976
· Produção do documento “Introdução a Computadores”.
· Segunda visita de Papert e Minsky ao Brasil – Pesquisa sobre uso de LOGO na Educação.

1981
· LOGO usado intensamente no laboratório de estudos cognitivos da UFRGS.
· Primeiro Seminário Nacional de Informática em Educação.

1982
· Segundo Seminário Nacional de Informática em Educação.
· Implantação do EDUCOM pela Secretaria Especial de Informática.

1987
· Criação do PROINFO – vinculado à Secretaria de Educação à Distância, do MEC.


Analisar as ações e políticas de informática na educação realizadas no Brasil nos permite afirmar que temos conhecimento e experiência sobre Informática na Educação. Temos uma abordagem muito particular de atuação nessa área.
Diferentemente do que aconteceu na França e nos Estados Unidos, no Brasil, as políticas e propostas pedagógicas da informática na educação foram fundamentadas nas pesquisas realizadas entre as universidades e escolas da rede pública. Essas foram as bases do projeto EDUCOM, que contemplou a diversidade de uso do computador em diferentes abordagens pedagógicas, como o desenvolvimento de softwares educacionais e o uso de computador como recurso para resolução de problemas. Esse trabalho de pesquisa foi realizado por equipes interdisciplinares.
Embora a mudança pedagógica tenha sido o objetivo de todas as ações dos projetos de Informática na Educação, os resultados obtidos não alteraram o sistema educacional como um todo. Essa mudança não depende somente da instalação de computadores nas escolas. É necessário repensar a organização da escola, a dinâmica da sala de aula, o papel do professor e do aluno, e a relação com o conhecimento. As ações na educação hoje ainda não contemplam essas mudanças.

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