Informática na Educação no Brasil
Análise e contextualização histórica
de
José Armando Valente
Introdução
O uso dos computadores na Educação surge quando começaram a
ser comercializados os primeiros computadores, na década de 50. Nessa época
tinha a função de armazenar informação e transmiti-la ao aprendiz. Era uma
máquina de ensinar.
Hoje, a utilização do computador na Educação é muito mais
diversificada. O termo “Informática na Educação” refere-se à inserção do
computador no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de
todos os níveis e modalidades de Educação. Diferente do uso da máquina para
adquirir conceitos computacionais, o objetivo aqui é ensinar computação.
Também é muito comum nas escolas, hoje, a utilização do
computador em atividades extraclasse, sem mudanças no esquema tradicional de
ensino.
A Informática na Educação implica em alteração do esquema de
aulas e formação de professores, pois o professor da disciplina deve ser capaz
de alternar atividades tradicionais e atividades que incluem computador. No
entanto, a atividade de uso do computador pode ser feita tanto para continuar
transmitindo a informação para o aluno quanto para criar condições de o aluno
construir seu conhecimento.
Quando o computador transmite a informação para o aluno, é
apenas uma máquina de ensinar. Quando o aluno usa o computador para construir o
conhecimento, o computador passa a ser uma máquina para ser ensinada. Usar o computador com essa finalidade implica
entendê-lo como uma nova maneira de representar o conhecimento, buscando novas
idéias e valores. Também requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e
aprender, assim como rever o papel do professor nesse contexto. A formação
desse professor envolve muito mais do que o conhecimento sobre computadores. O
preparo desse professor deve propiciar a vivência de uma experiência que
contextualiza o conhecimento a ser construído. Assim, o processo de formação
deve criar condições para o docente construir conhecimento sobre as técnicas
computacionais, entender por que e como integrar o computador na sua prática
pedagógica.
A implantação da Informática na Educação implica também
mudanças na escola. É necessário que todos os segmentos da escola estejam
preparados e suportem as mudanças educacionais necessárias.
No Brasil, as políticas de implantação da Informática na
escola pública têm sido norteadas na direção da mudança pedagógica. Esses
projetos governamentais enfatizam a mudança na escola, embora seus resultados
sejam modestos. Isso vem ocorrendo desde 1982, porém essas políticas não são
claramente defendidas por todos os educadores brasileiros.
Breve visão histórica
da informática na educação no Brasil
1971
· Seminário
intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física – UFSCAR.
· Primeira
Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior –
Rio de Janeiro.
1973
· Uso de software de simulação no ensino de Química – UFRJ.
· Desenvolvimento
de software SISCAI para avaliação de alunos de pós-graduação em Educação.
1974
·Desenvolvimento
de um software tipo CAI, implementado em linguagem BASIC – UNICAMP.
1975
· Primeira
visita de Seymor Papert e Marvin Minsky ao Brasil – lançamento das primeiras ideias
do LOGO.
1976
· Produção
do documento “Introdução a Computadores”.
· Segunda
visita de Papert e Minsky ao Brasil – Pesquisa sobre uso de LOGO na Educação.
1981
· LOGO usado intensamente no laboratório de
estudos cognitivos da UFRGS.
· Primeiro
Seminário Nacional de Informática em Educação.
1982
· Segundo
Seminário Nacional de Informática em Educação.
· Implantação
do EDUCOM pela Secretaria Especial de Informática.
1987
· Criação
do PROINFO – vinculado à Secretaria de Educação à Distância, do MEC.
Analisar as
ações e políticas de informática na educação realizadas no Brasil nos permite
afirmar que temos conhecimento e experiência sobre Informática na Educação.
Temos uma abordagem muito particular de atuação nessa área.
Diferentemente
do que aconteceu na França e nos Estados Unidos, no Brasil, as políticas e
propostas pedagógicas da informática na educação foram fundamentadas nas
pesquisas realizadas entre as universidades e escolas da rede pública. Essas
foram as bases do projeto EDUCOM, que contemplou a diversidade de uso do
computador em diferentes abordagens pedagógicas, como o desenvolvimento de
softwares educacionais e o uso de computador como recurso para resolução de
problemas. Esse trabalho de pesquisa foi realizado por equipes
interdisciplinares.
Embora a
mudança pedagógica tenha sido o objetivo de todas as ações dos projetos de Informática
na Educação, os resultados obtidos não alteraram o sistema educacional como um
todo. Essa mudança não depende somente da instalação de computadores nas
escolas. É necessário repensar a organização da escola, a dinâmica da sala de
aula, o papel do professor e do aluno, e a relação com o conhecimento. As ações
na educação hoje ainda não contemplam essas mudanças.
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