Você sabia que os seguintes ingredientes potencializam seu cérebro?
CAFÉ
A cafeína age como um estimulante no cérebro, revigorando a disposição e driblando o sono e a fadiga. Também reduz uma proteína chamada beta-amiloide, que em concentrações elevadas pode desencadear o Alzheimer. O café possui ainda ácido clorogênico, substância antioxidante que protege as células cerebrais contra os radicais livres, evitando assim lesões e envelhecimento das células. Prefira o café coado por ter maior quantidade de cafeína e limite-se a até quatro xícaras pequenas por dia. Pessoas ansiosas devem evitar.
TOMILHO
Indicado para tratamento de depressão e bipolaridade, o tomilho possui um óleo chamado timol que tem ação antioxidante e protege a camada de gordura das células nervosas, ou seja, preserva o ômega-3 presente nos neurônios. Inclua na preparação de peixes, frangos, ovos e molhos uma colher (chá) do tempero fresco.
MIRTILO
diminui os riscos de Alzheimer porque tem poder antioxidante contra radicais livres e, principalmente bloqueia a produção da proteína beta-amiloide - uma das responsáveis pela doença. A fruta azulada também ajuda a eliminar as substâncias tóxicas do cérebro que prejudicam a memória. Pode ser consumida in natura ou congelada todos os dias.
LIMÃO
Uma unidade da fruta fornece metade da nossa necessidade diária de vitamina C, que, em parceria com os flavonoides, atua como antioxidante, diminuindo o processo de oxidação e envelhecimento da massa cinzenta. O potássio, também presente no limão, controla a hipertensão, prevenindo o acidente vascular cerebral.
OVO
A gema é fonte de biotina e colina. a primeira substância ajuda a afastar a depressão, já a segunda - considerada o novo componente das vitaminas do complexo B - tem uma importante função na constituição das membranas das células do sistema nervoso e estimula a atividade cerebral, contribuindo para a memória e o controle motor. Enquanto isso, a clara, principal alimento proteico, fornece a glutamina, que preserva o DNA de novas células do cérebro. Consuma duas a três vezes por semana.
GRÃO-DE-BICO
Inclua duas a três colheres (sopa) de grão-de-bico em seu cardápio diário e pronto: você terá bem-estar e bom humor garantidos. Isso acontece porque o alimento contém triptofano, substância que induz a produção de serotonina - um neurotransmissor que, quando presente no cérebro em altas doses, afasta a depressão e relaxa. A leguminosa também fornece ferro, que ajuda no transporte de oxigênio para o corpo, e magnésio, que auxilia no processo de aprendizagem.
SALMÃO
Você sabia que o cérebro é composto de 10% de gordura? Isso mesmo. Mas é de gordura boa, principalmente ômega-3 - encontrado em altas doses nesse peixe. De acordo com um estudo feito pelo Departamento de Neurologia Experimental da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o salmão, quando consumido duas vezes por semana - seja cru, grelhado ou assado -, aumenta a capacidade do cérebro de enviar sinais e mensagens, regenra os neurônios lesionados e ajuda na formação de novas células.
COUVE
Uma pesquisa feita pelo Instituo Karolinska, na Suécia, mostrou que uma dieta rica em magnésio é capaz de reduzir em 9% as chances de ocorrer um acidente vascular cerebral isquêmico, normalmente causado por um coágulo de sangue. O mineral também ajuda na aprendizagem e melhora a performance do cérebro. De manhã, bata uma folha de couve com abacaxi ou suco de limão e tome gelado.
Muito interessante! Como couve toda semana!
ResponderExcluir