Nas aulas de Novas Tecnologias: recursos para o ensino e a aprendizagem, do curso de Psicopedagogia da Univap, nós tivemos que escrever um projeto em que o psicopedagogo utilizasse a tecnologia no seu trabalho. Nós pensamos em criar uma linha do tempo dos períodos literários, com o objetivo de estimular e motivar o aluno, através do uso de recursos tecnológicos.
DATA DE ELABORAÇÃO: 15 E 22/8/12
APLICAÇÃO DO PROJETO: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
APLICAÇÃO DO PROJETO: PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
RESUMO DO PROJETO: ESSE PROJETO TEM COMO OBJETIVO ESTIMULAR E MOTIVAR O ALUNO ATRAVÉS DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, COMO O GOOGLE MAPAS, E ELABORAR UMA LINHA DO TEMPO DOS PERÍODOS LITERÁRIOS, ENVOLVENDO VÁRIAS DISCIPLINAS.
OBJETIVO GERAL: INTERLIGAR DISCIPLINAS, DESPERTANDO NO ALUNO INTERESSE PELA LITERATURA ATRAVÉS DO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS.
OBJETIVO ESPECÍFICO: TRABALHAR OS PERÍODOS LITERÁRIOS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UMA LINHA DO TEMPO USANDO RECURSOS MULTIDISCIPLINARES.
FAVORECER A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES, ATRAVÉS DE AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS, PESQUISAS E ESTUDOS DIRIGIDOS.
OBJETIVO ESPECÍFICO: TRABALHAR OS PERÍODOS LITERÁRIOS ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UMA LINHA DO TEMPO USANDO RECURSOS MULTIDISCIPLINARES.
FAVORECER A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DIFICULDADES, ATRAVÉS DE AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS, PESQUISAS E ESTUDOS DIRIGIDOS.
PÚBLICO-ALVO: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
JUSTIFICATIVA: OS ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DOS CONHECIMENTOS APRESENTADOS PELO PROFESSOR, DEMONSTRANDO DESINTERESSE PELA DISCIPLINA DE LITERATURA.
OS ALUNOS TAMBÉM NÃO ATRIBUEM SENTIDOS PARA O CONHECIMENTO DE MAPAS. ESSE PROJETO SURGIU COMO FORMA DE MEDIAÇÃO E ESTÍMULO À APROPRIAÇAO DOS CONTEÚDOS DAS SEGUINTES DISCIPLINAS: LITERATURA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA; UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS.
JUSTIFICATIVA: OS ALUNOS NÃO SE APROPRIAM DOS CONHECIMENTOS APRESENTADOS PELO PROFESSOR, DEMONSTRANDO DESINTERESSE PELA DISCIPLINA DE LITERATURA.
OS ALUNOS TAMBÉM NÃO ATRIBUEM SENTIDOS PARA O CONHECIMENTO DE MAPAS. ESSE PROJETO SURGIU COMO FORMA DE MEDIAÇÃO E ESTÍMULO À APROPRIAÇAO DOS CONTEÚDOS DAS SEGUINTES DISCIPLINAS: LITERATURA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, ARTES, FILOSOFIA E SOCIOLOGIA; UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS.
METODOLOGIA
1. APRESENTAÇÃO DA TECNOLOGIA ESPECÍFICA E DAS FERRAMENTAS DO GOOGLE MAPAS , NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
2. ATIVIDADE DE CONHECIMENTO E EXPLORAÇÃO DO GOOGLE MAPAS.
3. PESQUISA: CADA GRUPO PESQUISA O MAPA E INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE UM DOS CONTINENTES.
4. APRESENTAR AS PESQUISAS PARA A TURMA.
2. ATIVIDADE DE CONHECIMENTO E EXPLORAÇÃO DO GOOGLE MAPAS.
3. PESQUISA: CADA GRUPO PESQUISA O MAPA E INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE UM DOS CONTINENTES.
4. APRESENTAR AS PESQUISAS PARA A TURMA.
5. CADA GRUPO PESQUISA UM PERÍODO LITERÁRIO NOS SEGUINTES ASPECTOS: CONTEXTO HISTÓRICO, LOCALIZAÇÃO DOS PAÍSES ENVOLVIDOS, CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO, AUTORES E OBRAS, EXPRESSÃO ARTÍSTICA, PRINCIPAIS IDEIAS FILOSÓFICAS. (SITES DE PESQUISA, GOOGLE ART PROJECT)
6. ORIENTAR A CRIAÇÃO DA LINHA DO TEMPO.
7. CONSTRUÇÃO DA LINHA DO TEMPO DE ACORDO COM O PERÍODO PESQUISADO POR CADA GRUPO.
8. APRESENTAÇÃO DA LINHA DO TEMPO EM LOUSA INTERATIVA NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA. (LOUSA INTERATIVA, GLOGSTER)
RECURSOS: LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LOUSA INTERATIVA, PROGRAMAS COMO GOOGLE MAPAS E SITES DE PESQUISAS, LIVROS, PROFESSORES DE LITERATURA, HISTÓRIA, ARTES, GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E O PSICOPEDAGOGO.
GOOGLE MAPS
GOOGLE ART PROJECT
COM O GOOGLE ART PROJECT PODE-SE PROMOVER UMA VISITA VIRTUAL AOS PRINCIPAIS MUSEUS DO MUNDO.
GLOGSTER
POSSIBILITA A ELABORAÇÃO DE PÔSTERES VIRTUAIS INTERATIVOS, OS CHAMADOS GLOGS, COM TEXTO, IMAGEM, ÁUDIO E VÍDEO.
A MANSÃO DE QUELÍCERA
JOGO INDICADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, PROMOVE UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DA ARTE EM UM ROLE PLAYING GAME (RPG). O ALUNA VISITA UMA MANSÃO COM PINTURAS DE ARTISTAS COMO VINCENT VAN GOGH E MICHELANGELO.
LOUSA INTERATIVA
COMPOSTA POR UM QUADRO ELETRÔNICO BRANCO CONECTADO AO COMPUTADOR POR MEIO DE UMA CONEXÃO USB, A LOUSA INTERATIVA FUNCIONA COM UMA CANETA MAGNÉTICA QUE A TRANSFORMA EM UMA TELA DE TOTAL INTERAÇÃO COM O COMPUTADOR. AO TOCAR A LOUSA COM A CANETA, É POSSÍVEL REALIZAR ANOTAÇÕES ESCRITAS OU OPERAR QUALQUER SOFTWARE QUE ESTEJA EM FUNCIONAMENTO, ALÉM DE APRESENTAR E EDITARI MAGENS.
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